?>
Entrar no Site

DELARIVA.pt

::
Home
POWERED BY Google
ARTIGOS:  
0
TOTAL:  
  € 0,00
Home

PESQUISA AVANÇADA

A Guarda De La Riva

A Guarda De La Riva

Guarda De La Riva é uma técnica de jiu-jitsu bastante recente, criada em meados dos anos 80, pelo nosso mestre Ricardo De La Riva. Das técnicas de jiu-jitsu que envolvem nomes de atletas – “Kimura”, “Ezequiel” e “De La Riva” – esta é a única que dá nome a um atleta do jiu-jitsu e a única das três que surgiu de fato durante a evolução do jiu-jitsu, visto que Kimura e Ezequiel eram judocas e as técnicas que levam seus nomes são técnicas antigas do Judô (a “Kimura” é conhecida no judô como "Ude Garami", e a “Ezequiel” é conhecida no judô como "Sode Guruma Jime").

Mestre Ricardo De La Riva começou a treinar BJJ em 1980, sendo formado faixa preta pelo mestre Carlson Gracie em 1986. Teve um ótimo desempenho em competições, chegando a vencer várias lendas do Jiu-Jitsu que até então eram imbatíveis em algumas competições, tendo seu desempenho mais notável durante a Copa Cantão, em meados de 1986.  Além disso, formou e ajudou a formar grandes atletas de BJJ e MMA.

Na época de seu surgimento, era o estilo de guarda mais utilizado no Jiu Jitsu era a "Guarda Fechada". Por ter um porte físico menor do que os de seus companheiros de treino, De La Riva era praticamente obrigado treinar "de Guarda Aberta". Foi durante o uso dessa guarda (quando ainda era faixa marrom) que percebeu que estava desequilibrando com sucesso alguns de seus parceiros de treinamento usando, principalmente quando utilizava os pés em forma de gancho (que teria surgido por instinto de sobrevivência segundo suas próprias palavras). Compreendendo o potencial de sua descoberta, De La Riva colocou sua criatividade pra trabalhar. Como já treinava com os melhores passadores de guarda do mundo na academia, o laboratório era perfeito para a fazer testes.  Foi então que seus parceiros de treino passaram chamar a posição de “Guarda Pudim”, devido a instabilidade que causava no equilíbrio dos passadores.

O titulo que chamou a atenção dos seguidores de Jiu-Jitsu para De La Riva foi, coincidentemente, o mesma que trouxe reconhecimento para a sua nova guarda: Copa Cantão de 1986 e que entrou como franco atirado e acabou como o grande campeão. Poucos acreditavam que De La Riva tivesse chance de ganhar do grande favorito, mas mostrou que era digno do desafio e, aproveitando ao máximo o seu referenciado gancho, venceu a luta após a decisão do árbitro. A luta foi bastante comentada pela mídia do esporte, que usou o termo: “Guarda De La Riva” para descrever essa nova posição.

Desde o seu surgimento a Guarda De La Riva não parou de evoluir. É adotada por vários campeões mundiais, tornando-se uma das técnicas mais ensinadas no Jiu Jitsu. Uma posição que extrapolou o formato original tendo hoje várias pegadas diferentes, inversões e ajustes.

Confira nos vídeo abaixo, um pouco mais sobre a lendária "Guarda De La Riva" e a fina da Copa Cantão de 1986 na íntegra.

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © DELARIVA.pt 2017

Desenvolvido por Optimeios